DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OS SETE CABRITINHOS

                                LINGUA PORTUGUESA
                          OBJETIVOS
O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O No interesse pela leitura de histórias.
O No reconhecimento de seu nome escrito.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Conceituais.
FALAR E ESCUTAR.
O Uso da linguagem oral para:.
# conversar.
# brincar.
# comunicar.
# expressar.
desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação.
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor..
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa..
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo..
PRÁTICAS DE ESCRITA.
O Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita..
# lista de palavras (tendo como suporte figuras)..
# Escrita do próprio nome.
Conteúdos Procedimentais.
O Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:.
#contos.
O Uso de diferentes fontes de leitura:
#livros.
como proposta de lazer e conhecimento da língua..
Conteúdos Atitudinal.
PRÁTICAS DE ESCRITA.
O Respeito pela produção própria e do outro..
O Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento..
 MATEMATICA 
OBJETIVOS
O No reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma com ferramentas necessárias no seu cotidiano.   
O Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativas à quantidade, espaço físico e medida 
O Na busca de suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas
Conteúdos Conceituais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
O Reconhecimento e identificação da grafia numérica.
Conteúdos Procedimentais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
O Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. 
O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
O Participação na resolução de situações-problema, surgida no dia-a-dia. 
GRANDEZAS E MEDIDAS
O Marcação do tempo por meio de calendários.
ESPAÇO E FORMA
O Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
O Representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações.
O Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.
O Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
O Identificação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, brincadeiras e diversas situações.
ARTE
OBJETIVOS
ARTES VISUAIS
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte (livro).
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
DANÇA
O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)
O Na participação de manifestações da cultura corporal.
O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
                                                    Conteúdos Conceituais
ARTES VISUAIS
APRECIAÇÃO
O Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como:
# livros
# colagens
#ilustrações
Conteúdos Procedimentais
O FAZER ARTÍSTICO
O Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
APRECIAÇÃO
O Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.
O Apreciação de obras de arte (literatura) a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
O Observação e identificação de imagens diversas.
Conteúdos Atitudinal
O FAZER ARTÍSTICO
O Organização, cuidado e preservação do material produzido e do espaço utilizado.

MÚSICA
Conteúdos Procedimentais
O FAZER MUSICAL
O Participação em jogos e brincadeiras sonoras que envolvam canto, danças, silêncio e ritmos diferentes.
O Repertório de canções para desenvolver a memória musical.
APRECIAÇÃO MUSICAL
O Escuta de obras musicais variadas.
EDUCAÇÃO  FÍSICA
OBJETIVOS
JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.
                                             Conteúdos conceituais
EXPRESSIVIDADE 
O Conhecimento das sensações do próprio corpo.

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
O Conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.
Conteúdos Procedimentais 
EXPRESSIVIDADE
O Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras, otimizando os espaços.
O Percepção do ritmo para expressar-se corporalmente (dança, brincadeiras e outros movimentos).

                                   
fonte: YouTube.Web Serie: Fábulas Inesqueciveis Parte VII. Disponível:























                                 

Referências Bibliográficas: GARCIA, W.; ROCHA, A.; MIRANDA, C.; CASTRO, V. Baú do Professor. Vol. 02. Belo Horizonte, 2003.
Atividades realizada pelas crianças com papel camurça

Dramatização da história por mãe e filho, aluno da escola









Música e Movimento

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ANALFABETO funcional e absoluto

Há 45 anos, Paulo Freire terminava seu manuscrito Pedagogia do Oprimido dedicado “aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim, descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam” (PAULO FREIRE, 1987, p.23).

                    
fonte:Youtube. Voce tambem é responsavel.disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=uMYbxubO9Fo&feature=share
Ainda hoje o analfabetismo persiste em nosso país. No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Tem que priorizar a qualidade e não a quantidade..incentivo a leitura, a atividades que trabalhem com inteligência, raciocínio lógico e capacidade de relacionar temas diferentes, esse é o caminho.

Melhoria nos cursos de formação dos docentes, remuneração adequada, capacitação continuada, investimento na qualidade da educação. Acabar com o desvio de verba da educação. Enfim, usar o dinheiro destinado a educação, na educação. Deixar de lado os maus exemplos, como desvio de dinheiro de merenda, de materiais didáticos...
Chegará o momento em que  responsáveis pela instrução, cada dia mais, sendo desrespeitados e sofrendo violência de toda sorte ninguém desejará ser PROFESSOR.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

A OVELHA NEGRA - desenho animado

Enviado em 23/05/2011 "Ovelha negra". Esta divertida e boa história trás na sua mensagem a reflexão sobre o conceito de Ovelha Negra tão utilizada como forma de expressão do nosso dia a dia. É interessante perceber como a história aborda a ideia da diferencia social de uma maneira tão singela. A realização desta animação foi feita através do Projeto "A Cor da Cultura" e apresentado no programa "Livros Animados" pela TV Futura.
Sugestão: Visite o site do projeto A Cor da Cultura: http://www.acordacultura.org.br/

fonte: YouTube A Ovelha Negra.Disponível em:

CORES - primárias e secundárias


fonte:YouTube.As Cores Primárias. Disponível em:
fonte:YouTube. Doki Descobre - Misturando as Cores. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=NKWV1skKY9s