DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Uma Mente Brilhante

                                                          Uma Mente Brilante
                        
Uma Mente Brilhante
Baseado na biografia escrita por Sylvia Nasar, o filme retrata a vida de um dos melhores matemáticos do século XX, John Forbes Nash Jr
03/02/2012 16:26
Texto Maria Clara Sousa

FILME: Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001, EUA, direção: Ron Howard, 135 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)

A HISTÓRIA: O gênio da matemática John Nash ganha fama no mundo acadêmico ao formular um complexo teorema aos 21 anos de idade. Sua habilidade com as ciências exatas o leva a um trabalho secreto para oDepartamento de Defesa dos Estados Unidos. Atormentado pela sensação de estar sempre perseguido, o professor põe em risco sua carreira e seu casamento. Mas os problemas de Nash começam mesmo quando ele é diagnosticado com esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, o matemático consegue se reintegrar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. A história é baseada num fato real.

POR QUE ASSISTIR: É um bom ponto de partida para entrar no universo da História das Ciências, especialmente da História da Matemática e da Economia, segundo Luciana Zaterka, educadora e doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Neste sentido, diz ela, os espectadores podem refletir sobre o lugar do gênio na História das Ideias, bem como sua ligação (ou não) com a loucura, já que o protagonista vivencia intensamente estes dois mundos. "A ciência como qualquer saber humano é uma elaboração e os homens de ciência são pessoas com problemas, inquietações e dificuldades como qualquer outro ser humano", explica Luciana. Além disso, o filme apresenta de maneira bastante complexa aspectos da esquizofrenia, doença importante presente na nossa sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário