DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TODOS JUNTOS - CHICO BUARQUE

OBJETIVOS
• Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
• Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
• Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
• Ampliar o vocabulário.
• Despertar a criatividade.
• Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
• Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
• Perceber a importância da socialização do conhecimento.

* Quem quiser baixar a música: "TODOS JUNTOS" para trabalhar com a atividade de leitura e escrita, acessar o link e clicar em cima de "DOWNLOAD GRATUITO"

Fonte: “Sítio: Música – Todos Juntos.”
1ª atividade
Propor um trabalho com a música sugerida acima. Para isso, cante com a turma a letra da música e se divirtam com o seu conteúdo. Em seguida, entregar a cópia da letra da música para cada aluno. Após ouvirem a música, propor um momento de reflexão sobre o seu conteúdo. É importante que os alunos percebam o quanto a amizade e estar com os outros, podem nos ajudar nas situações mais diversas da vida.Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos. Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra). Solicitar que respondam às questões:
* Qual é o nome do compositor da música?
* Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
* Em que momento você acha que ele escreveu a música?

2ª atividade
dedinhasp.blog.uol.com.br
Conhecer a vida e obras mais importantes do compositor e cantor Chico Buarque. Para que as crianças conheçam aspectos da vida de Chico Buarque, levar os alunos para fazer uma pesquisa na internet. É importante que o professor mostre para os alunos como está organizada uma página na internet e como buscar as informações. Ao acessar o site do cantor, o professor poderá mostrar fotos de Chico Buarque e de seus familiares, além de assistirem uma entrevista. Para realizar essa atividade acesse o site: http://www.chicobuarque.com.br/Conversar com as crianças sobre o vídeo da entrevista relembrando o que elas viram, aproveite suas falas para fazer um texto sobre Chico Buarque. Nesse momento, o professor é o escriba e deve elaborar o texto organizando as ideias dos alunos de forma coerente.  Sugerir as crianças fazer o auto-retrato de Chico Buarque.
helida.spaceblog.com.br

Resumo
Chico Buarque Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque, é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira. Wikipédia
Nascimento: 19 de junho de 1944 (69 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cônjuge: Marieta Severo (de 1966 a 1999)
Álbuns: Construção, Millennium, Sinal Fechado, Chico Buarque...
Filhas: Helena Buarque, Sílvia Buarque, Luísa Buarque
Filiação: Maria Amélia Buarque de Hollanda, Sérgio Buarque de Holanda



3ª atividade Propor aos alunos atividades de interpretação da letra da música de forma escrita.
4ª atividade: Propor atividades de matemática relacionada aos personagens da música
      Organização de um gráfico com os animais preferidos pelas crianças
5ªatividade: curtindo o clipe


Ficha – Atividade: Curtindo o clipe

• Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica

• b) A letra da música é: ( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica

• c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável

• d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades

• e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva

Fonte: Sítio: “Youtube. Turma da Mônica. Jacaré de estimação”. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=FOzpGy45mQM

 5ªatividade

Ciências:animais selvagens e domésticos



Fonte: Sítio: "Youtube. Sons dos animais”. Disponível em:
Avaliação
A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber as atitudes e os valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sitios que merecem ser visitados caso queiram complementar as atividades acima propostas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3643
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1300
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49568

curiosidades
Os Saltimbancos Trapalhões - 1981
Com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias
Trilha musical do clássico filme "Os Saltimbancos Trapalhões". É considerado o disco mais elaborado do grupo, devido a sua produção. Tem letras de Chico Buarque em parceria com os compositores internacionais Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov. Posteriormente, foi lançado também em CD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário