DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

OS RETIRANTES - PORTINARI

"Temos a arte para não morrer da verdade." Friedrich Nietzsche
    
 Análise da obra
   A SECA REPRESENTADA PELA ARTE.
ARTES VISUAIS 
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
 TEATRO 
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
O Na pesquisa, elaboração e utilização de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral


RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA
O No reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.
O Na valorização da técnica e da tecnologia a favor da preservação e conservação do ambiente e da manutenção da qualidade de vida.
O No reconhecimento do papel da sociedade e da natureza na construção das paisagens urbanas e rurais em diferentes regiões do Brasil.



EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
 O Na compreensão do alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo. 
 O Na compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo. 

         


1º momento: O professor aproveitará para analisar juntamente com as crianças a obra de Candido Portinari "Os retirantes" e fazer uma analise da obra.


Quem são estas pessoas?
O que elas estão fazendo?
Que sentimentos vocês tem ao ver esta imagem?
Vocês acham que estas pessoas são ricas ou pobres? Por quê?
Quais as cores que o pintor utilizou para pintar?
O que aparece no chão?
O que transmitem as expressões das pessoas retratadas no quadro?
Por que o título da obra é “Os retirantes”? E de onde eles estão fugindo?
A tela retrata quais problemas sociais?
Quantos personagens há na tela?
Os pássaros pretos no céu representam o quê?
Quais as cores predominantes na obra em estudo?
Existem linhas nesta imagem?
Como são?
Lisas, grossas, retas, quebradas, onduladas?
Que cores você vê? São claras, escuras, esfumaçadas?
Que texturas podem ser apontadas?
Nas roupas, no corpo ou no rosto, no céu, no chão.
Que efeitos o artista conseguiu?
Ainda entrarão nesta fase as questões relativas ao contexto histórico da obra e o que já foi anteriormente referido. Análise: aqui também se poderá aguçar o olhar do aluno através das perguntas:
Você identifica movimento na obra?
Há uma figura central?
Há algum elemento que dá equilíbrio? -
Como é o tratamento da cor em relação às formas?
Tem contraste?
Tem volume? -
Como é o fundo?
         

Interpretação: nesta fase, geralmente, tanto crianças quanto adultos falam com mais desenvoltura porque podem dar asas à imaginação e conversar com a obra sem medo do erro e do receio de não entendê- la. Mesmo assim, perguntas como as da seqüência são bem-vindas:



Que sentimentos Os retirantes motivaram?
A realidade expressa na obra é a mesma de hoje?
Se Portinari fosse vivo será que pintaria o mesmo tema?
Que semelhanças e diferenças é possível identificar no ontem da obra e o hoje?
O que poderíamos fazer para mudar a situação atual? A arte pode ajudar?
Julgamento: neste estágio é interessante dialogar sobre:
Você acha que esta obra é importante. Por quê?
Porque Portinari a pintou? Para quê?
Porque as pessoas querem ter obras de arte?
Elas são importantes?
Que outras obras ou objetos você conhece que têm algo semelhante com a obra de Portinari?
O Faça uma descrição minuciosa da obra?
Qual outro título você daria à obra de Portinari?
Escreva um texto dissertativo sobre o tema abordado na obra?
   
    Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. 
          Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.
         " Na tela percebemos nove personagens de forma cadavérica, sendo dois homens adultos e duas mulheres adultas. Percebemos também que na composição encontram-se cinco crianças, sendo que em apenas uma delas pode ser identificado o sexo, que neste caso está exposto, deixando a genitália da criança exposta(lado direito da tela). Há uma criança totalmente nua, e o personagem imediatamente atrás desta mulher também encontra-se com seu dorso nú. É um velho, aparentemente o personagem mais idoso na composição. Possui cabelos despenteados e barba, ambos já estão brancos, e segura um cajado. Seu olhar se faz distante. 
          A mulher que segura a criança, a sustenta pelo lado, apoiando-a seu quadril. Seu olhar distante, também transmite tristeza e solidão, que é marcada pela fragilidade de sua fisionomia. Há um pequeno raio de cor presente na veste desta mulher, que usa uma saia com o tom rosa/avermelhado. Esta mulher, frágil em sua condição social, possui um certo vigor físico, maior que seu suposto marido. 
          Na outra família (centro) percebemos uma mulher mais jovem, com cabelos longos e negros, e olhar triste, cansado e sua face retrata seu sofrimento. Esta mulher está segurando com seu braço esquerdo uma trouxa branca na cabeça que certamente contém roupas. No braço direito uma criança recém nascida.
         Ao seu lado está seu marido, com um chapéu na cabeça, segurando a mão de uma criança que também está usando um chapéu. Com a outra mão o pai das crianças esta segurando um pequeno pedaço de pau, com uma trouxa de roupas na sua ponta, que está apoiada sob seu ombro esquerdo. E ao lado do pai se encontram duas crianças, sendo a da frente do sexo masculino, pois está seminua e sua genitália está à mostra. Esta mesma criança apresenta um abdome bastante avantajado, o que pode ter sido proposital pelo artista ao querer mostrar que no período da produção da obra o país enfrentava sérios problemas com as questões de saneamento básico e tratamento da água, o que fazia com que grande parte da população fosse atingida pela esquistossomose.
         No céu há uma grande quantidade de pássaros pretos que foram retratados num céu bastante azul, certamente os pássaros pretos aparecem com a finalidade de retratação da morte, lembrada pela presença dos urubus, a qual mantém uma intima relação com esta ave que sorrateiramente aguarda a hora de se aproveitar daqueles que não resistem mais e morrem.
 De certa forma há também uma alusão alegórica à morte no encontro de uma destas aves com o cajado do personagem mais velho da composição, formando a conhecida ´foice` que representa a presença desta que ceifa a vida. 
         Na linha do horizonte percebemos uma luminosidade presente, diferenciando-se de toda a cena que é predominantemente escura. E ainda no lado superior direito percebemos a lua retratada num tom de cinza escuro, o que a faz quase se confundir com o céu.
      No canto inferior esquerdo, percebem-se algumas montanhas bastante distantes, e quatro “montinhos” de terra. Sob o chão que os personagens estão, podemos perceber que existe uma grande quantidade de pedras e também uma parte de um osso de animal, este osso, pela sua constituição e forma, percebemos que é uma parte de fêmur, osso da perna que sustenta o corpo, está retratado numa cor bastante clara, quase num tom de branco.
         Temos um embate entre o sagrado e o profano, o sagrado da família e a morte que se mostra para profanar ainda mais este cenário de sofrimentos. Percebemos claramente o ciclo da vida que se inicia com uma criança nesta cena, e finda na figura cadavérica do personagem mais idoso da composição."                                          FONTE: Da monografia de : MANUEL ALVES DA ROCHA NETO)
RETIRANTES (PORTINARI) WindsFilmes

RELEITURA DA OBRA
        2º MOMENTO: Os alunos deverão fazer a releitura da obra "Os retirantes", para tanto o professor deverá apresentar a técnica que irão utilizar, bem como o material que utilizarão. Depois da reflexão sobre as causas da seca no sertão nordestino, o professor poderá propor a releitura do quadro vivo. Para tanto devem discutir o fundo do quadro, o figurino dos personagens e os adereços que serviram para compor a obra. Este momento possibilita uma interação entre professor criança e criança criança, uma vez que cada um deve dar sua opinião e cabe ao professor mediar essa discussão para que cheguem num consenso com relação a composição do quadro. Inicia-se a discussão sobre o fundo do quadro, quais cores serão utilizadas e quais elementos devem estar presentes neste fundo. Depois desse momento é preparada a sala para iniciar a pintura, forram-se as mesas ou dependendo do tamanho do painel a pintura pode ser realizada no chão da sala, o professor deve deixar a disposição todo o material necessário para a pintura. Durante a pintura do fundo devem ser limitado o espaço do chão da tela, a linha do horizonte e o céu, depois que secar a fundo, pintar alguns elementos, como sol, pássaro, ossinhos etc.
       3º MOMENTO: Depois que o painel foi pintado, o mesmo deve ser fixado no painel da sala, em seguida inicia-se a discussão sobre o figurino e adereços a serem usados no quadro vivo. O professor deve decidir com o grupo o personagem que cada criança quer representar. Depois cada criança deverá vestir seu figurino e em pequenos grupos se organizarem em frente ao painel, o professor ou outra criança poderá ser o fotografo do quadro vivo. Depois que foto foi tirada, cada membro que compôs o quadro deve expor seus sentimentos e impressões com relação a representação do quadro “Os Retirantes” OBS: O professor pode solicitar antecipadamente que cada criança traga de sua casa algumas roupas, chapéus, bonecas, lenços, sapatos e cangas para a montagem do quadro vivo Figura 1 

– Recurso Didático: Imagens de exemplos realizados pelas crianças
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

                                                                                    http://www.cultescolar.blogspot.com.br/2013/10/morte-e-vida-severina-em-desenho-animado_1.html
Você poderá gostar de:                                                                          Morte e vida Severina
A história do forró                                                                                 versão desenho animado



http://www.cultescolar.blogspot.com.br/2013/10/a-historia-do-forro-por-educandario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário