DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MUSEU VIRTUAL

Visite 17 museus com seus alunos sem sair da escola


 Conhecer museus mundo afora ficou mais fácil quando o Google lançou o projeto Google Art Project. Com a ferramenta, qualquer pessoa com acesso à internet tem a sua disposição mais de 1.000 obras de arte 400 artistas diferentes.
 Conduzido pelo Google em parceria com 17 instituições de todo o mundo, o projeto utiliza a tecnologia do Google Street View, o que permite que as pessoas não só vejam os quadros, como os apreciem nos museus onde eles estão alocados. Dessa forma, o visitante pode conhecer espaços como como o MoMA (EUA), o Palácio de Versailles (FR) e Museu Van Gogh (HO), entre outros, e passear virtualmente por suas salas e corredores, visualizando as obras de arte através de várias perspectivas, em uma resolução que permite o internauta fazer aproximações sem perder os detalhes.
Mas como usar a ferramenta para aprimorar as aulas de arte? O Instituto Claro testou o site com a equipe do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo.
Para a professora Lúcia Lacerda de Oliveira, um dos pontos fortes é o fato de as obras poderem ser visualizada em alta resolução, o que permite ao professor abordar fundamentos teóricos de um artista ou movimento, como características das pinceladas, textura e cores.
A equipe criticou a falta de uma catalogação mais avançada, como informações por período ou movimento. O Art Project trazer apenas dados do artista, especificações técnicas etc. Nesse sentido, até para otimizar o tempo na sala de aula, os professores recomendam que o docente crie previamente sua coleção – um dos recursos do Art Project.
Coordenadora de artes do Dante, Sandra Romanello afirma que é possível utilizar os recursos para todos os níveis e idades. “Existem muitas funcionalidades ali para o professor explorar e assim aprimorar as aulas de artes
                                      Endereço online: www.googleartproject.com
Fonte: Instituto Claro

Canal do Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário