DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

filme a onda 2008 completo

                       

A Onda
O que pode acontecer quando um professor propõe criar uma sociedade fechada em sala de aula? 03/02/2012 18:20
Texto Maria Clara Sousa

FILME: A Onda (Die Welle, 2008, Alemanha, direção: Dennis Gansel, 107 min., drama, classificação indicativa: 16 anos )

A HISTÓRIA: Um jovem professor se torna popular entre os alunos de Ensino Médio de um colégio na Alemanha por usar métodos pouco usuais de ensino. Para explicar a dominação de um povo por um ditador (fascismo), o docente propõe que a turma crie uma espécie de sociedade fechada, em que os integrantes devem obedecer a certos rituais para serem aceitos. O exercício é tão eficiente que o próprio professor perde o controle do totalitarismo proposto por ele. E as conseqüências são trágicas.

POR QUE ASSISITIR: O embrião do fascismo está latente em todos os lugares, em todas as sociedades, em todas as etnias. "Porque ele é inerente ao ser humano", diz Roque, exemplificando: uma vara de bétula, sozinha, é frágil, mas se unida com outras, num feixe, adquire muita resistência. Mas o ser humano não é uma bétula: durante o processo explicitado no filme, é possível perceber os benefícios que o conjunto gera, ao passo que as contrapartidas também aparecem. Por exemplo, racismo e xenofobia são vistos como coisas naturais. "Normalmente, estes movimentos surgem em sociedades fragilizadas ou que se sentem ameaçadas", diz o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário