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sábado, 26 de outubro de 2013

BULLYNG

"Preconceito não é ter suas críticas. A crítica requer conhecimento; O preconceito, apenas as vítimas." - Thaís Dayani



CONHECIMENTO DE SI
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.

O que é bullyng?
Toda agressão é bullyng?
O que é assediado?
O que acontece com crianças e adolescentes que praticam bullyng?
É diferente entre meninos e meninas?
O que cyberbullyng?
Como agir diante do bullyng?
Regras de convivência
QUER MAIS INFORMAÇÃO? QUER SABER COMO TRABALHAR ESSES TEMAS EM SALA DE AULA?
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Chega de Bullying Não fique calado: Introdução

Estudantes do ensino fundamental I

Docentes do ensino fundamental I

Estudantes do ensino fundamental II e médio

Docentes do ensino fundamental II e médio

Pais, mães e responsáveis

Diretores, diretoras e demais gestores e gestoras

Fontes:CHEGA DE BULLYNG. Disponível em:
http://www.chegadebullying.com.br/
http://www.educacao.sp.gov.br/

5º ANO
  1ª atividade 
Enquete anônima para ser lida pelo professor em particular e que servirá para dar início e direcionamento ao trabalho realizado sobre o tema com seus alunos
Enquete
Qual é a sua experiência com o bullying?
Participe desta enquete anônima e ajude na campanha. Marque a resposta correspondente.
Já sofri bullying
SIM NÃO
Já testemunhei o bullying
SIM NÃO
Já testemunhei o bullying virtual
SIM NÃO
Já agredi ou humilhei alguém 
SIM NÃO 
Já tentei impedir uma situação de bullying
SIM NÃO
Já conversei com os meus pais sobre o bullying
SIM NÃO
Já conversei com os meus professores sobre o bullying 
SIM NÃO
Já tive uma aula sobre bullying na escola
SIM NÃO
Acho que podemos deter o bullying na maioria dos casos
 SIM NÃO
2ª atividade
Roda de conversa sobre o tema

Fonte:Liberte-se do Sistema. Disponível em:https://www.facebook.com/Libertesedosistema

3ª atividade                               FILME (discussão no grupo)
Fonte: Youtube. Speak legendado. Disponivel em:
4ª atividade
 
 5ª atividade
Esse teste poderá ser aplicado como uma auto avaliação no final do projeto
Teste o quanto você sabe sobre bullying:

O bullying é
a) uma brincadeira
b) parte normal da infância
c) um abuso e fere as crianças
d) uma piada

Quais são alguns dos efeitos do bullying?
a) sentir medo
b) abandonar a escola
c) tirar notas baixas
d) não há efeitos

Quem é prejudicado pelo bullying?
a) as vítimas
b) as testemunhas
c) os agressores
d) todos os mencionados

O que eu posso fazer para acabar com o bullying?
a) ficar calado e olhar para o outro lado
b) com os meus colegas, pedir ao agressor que pare
c) contar para um professor ou para outro funcionário da escola
d) contar para os meus pais
e) ajudar a criar ou a fortalecer o programa antibullying da minha escola


Dinâmica de grupo
Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasgá-la.
As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para machucarem a folha, tanto quanto possível.

A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com o máximo cuidado . A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original.
Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o fato que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repará-las.
É isto o que acontece com as crianças que são gozadas por outras crianças, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.

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