DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A DANÇA DAS CAVEIRAS

http://mulheresqueleto.tumblr.com/

   NA PRÁTICA DA ORALIDADE
1º ANO
O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
2º ANO
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
 O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
  NA PRÁTICA DA LEITURA
O Na leitura de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA
1º ANO
O Na escrita de seu nome escrito e de outras pessoas.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos


NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
 1º ANO
 O No reconhecimento, na valorização e na construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
2º ANO 
O Na construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.
GRANDEZAS E MEDIDAS
1º ANO
O No reconhecimento e na valorização de grandezas mensuráveis.
2º ANO
O No reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários.

1º E 2º ANO
ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.

DANÇA
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
 O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)


JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
DANÇA
O Na participação de manifestações da cultura corporal.
O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.
1º E 2º ANOS
CONHECIMENTO DE SI
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)


Dica: estimule as crianças a inventar novas rimas e coreografias para a música. Esta brincadeira também recebe os nomes de Tumbalacatumba e Relógio das caveiras.  Conforme as crianças imitam as caveiras e fazem rimas, elas vão fixando conceitos como a noção de tempo, memória, ritmo, linguagem e expressão corporal e artística





                                                     





 
educacaoporvalores.blogspot.com

                                                                         Aprendendo as horas

Jogo da memória das horas
 Regras do Jogo
 1 - Embaralhar as peças;

2 - Organizar as peças, com os relógios virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;

3 - Decidir a ordem de cada jogador;

4 - O jogador levanta duas peças de modo que todos os outros possam visualizar;

5 - Quando levantar as peças com a hora do relógio digital igual à hora do relógio de ponteiro o jogador forma um par e ficar com ele;

6 - Quando formar um par o jogador tem direito de jogar outra vez;

7 - Quando não consegue levantar peças iguais o jogador deve colocá-las na posição original;

8 - Ganha o jogo quem conseguir formar mais pares.


                                                                                               


http://www.fi.edu/time/Journey/JustInTime/cards.htm
Fonte: Sítio: “Hellokids.com. Como fazer um relógio para aprender a ler as horas”. Disponível em:
http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas

Molde do relógio
CAVEIRAS ARTICULADAS

http://wwwatividadesescolares2.blogspot.com.br/
MÁSCARAS








Clique nas imagens para ampliá-las antes de imprimi-las. Experimente deixar as crianças escolherem suas máscaras.

Para o aluno aprender horas usando a sala de informática ou em casa.
Fonte: Sítio: “Escola Games. Aprendendo as horas”.
Fonte: Sítio: “Iguinho. Aprenda a ver as horas jogando”. 
http://iguinho.ig.com.br/relogio-iguinho.html

caveiras



 AVALIAÇÃO
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se conseguiram: produzir textos a partir da releitura; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; identificaram as horas e os minutos; conseguiram assimilar a diferença do relógio digital e analógico; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão critica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51214
no Portal do Professor

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